Olá, sejam bem-vindos ao nosso blog. Aqui você encontrará muitas informações, e terá uma diversão cultural e musical bem atual. Comentem, e deixem sugestões para o blog ficar super show . # A equipe, 7º ano - Soledade! :D
Domingo, 30 DE Maio 2010

Religião Predominante da:


Itália - catolicismo romano 87,8

Paraguai - catolicismo 89,6

Eslováquia - cristianismo 72,3
Nova Zelândia - cristianismo 56,3

 

 

HÁBITOS E COSTUMES RELIGIOSOS DA ESLOVÁQUIA:

 

 

Eslováquia, um país no centro da Europa, predestinado pela sua posição geográfica a se transformar num cruzamento de várias culturas e rotas comerciais. No vale do Danúbio, os Eslavos antigos encontraram outros povos cujos elementos culturais conseguiram assimilar depressa.
Assim do núcleo da cultura paleoslava, surgiu e evoluiu a arte popular eslovaca impressionante pela sua variedade e estruturação, abrangendo cantigas populares, danças, música popular instrumental, expressão oral, materializada nas lendas, provérbios, contos populares e noutros artefatos materiais, feitos de madeira, tecido, couro, pedra, barro, vidro e cornos de animais. Os valores assim produzidos que se conservaram até hoje servem de testemunha dos vários períodos históricos pelos quais passou o nosso povo e ao mesmo tempo são a expressão das atitudes morais e estéticas do povo, cuja herança merece a admiração pela sua autêntica e única beleza.
Esta cultura material tem se formado nas condições modestas da vida cotidiana tendo sido protegida pelo povo durante os períodos de guerra e catástrofes da natureza, e assim ficou conservada para as futuras gerações.
O essencial é que a cultura popular do povo eslovaco ainda hoje continua a fazendo parte integrante da sociedade moderna. Eslováquia é um dos países da Europa Central cujo povo tem conservado até aos meados do século vinte o seu traje tradicional. Ainda hoje podemos ver as pessoas vestidas de maneira tradicional sobretudo nas ocasiões especiais, festas populares, etc.
O interesse cada vez mais forte pelo movimento folclórico na segunda metade do século XX, reanimou o traje popular e também as suas formas estilizadas.
A característica predominante da decoração deste tipo de traje é o bordado típico que tem criado, durante séculos, as variedades regionais muito específicas.

Nos finais do século XX, o traje tradicional eslovaco representa um mosaico composto de mais do que 60 tipos regionais.
Na região de Kysuce mantinham-se as formas originais de trajes decorados com bordado em forma de cruz, nos arredores de Cicmany e Trencianska Teplá as formas antigas de bordado foram combinadas com um tipo de bordado renascentista característico pelos seus motivos vegetais e geométricos.
Nos arredores de Tmava o ponto alto da arte do bordado está representado pelo bordado em prata e ouro, a cidade de Pieštany é famosa pelo bordado tipo Biedenneier (madeira).
Na Eslováquia Central o mais interessante é o bordado com motivos de flores e plantas de Detva, feitas com uma antiga técnica com agulha torta, proveniente do Oriente. Faz parte do traje masculino composto de camisa curta e um cinto grosso decorado com os cravos metálicos.

Na região de Horehronie foi desenvolvido um tipo muito fino de bordado em cruz com motivos geométricos que mais tarde evoluiu para uma ornamentação naturalista com forte preponderância de motivos vegetais (flores).
Na região de Liptov (Važec, Východná), o traje feminino atrai a atenção pela sua decoração específica, consistente em tecido azul decorado com desenhos brancos, feito com uma especial técnica gráfica chamada “modrotlac" (impressão em azul), e bordados vermelhos em forma de flores ou circular.
Muito específico, sobretudo nas montanhas de Altas Tatras e Orava é o chamado traje tipo,,goralský" (aldeias de Ždiar, Ostuffla, Lendak), com vestido feminino colorido e decoração de corda no traje masculino, sobretudo nos casacos de pele. O que é típico também, é o chapeuzinho masculino decorado com fitas, pequenas conchas e uma pena de águia.

Na Eslováquia Oriental não podemos omitir o traje feminino de Spiš (cidade de Levoca), com o seu típico avental de lã de ovelha e coifa rendada.
É o Museu Nacional de Martin que dispõe duma exposição completa de trajes regionais, e também nos museus regionais podemos admirar a beleza dos trajes-locais. Também durante as festas populares, romarias e peregrinações temos a oportunidade de admirar os trajes da Eslováquia Ocidental - Cicmany, Pieštany, Myjava, Tmava, Liptov, Važec, Vychodná, Detva, Zvolen, Orava, Ždiar, etc.

Os centros de bordado mais conhecidos: Cicmany, Detva. Krupina, Cataj, Šoporna, região de Horehronie - Polomka, Helpa, Šumiac, Pohorelá.

 

 

 

Arquitetura Popular religiosa da Eslováquia:

Os monumentos arquitetônicos da Eslováquia correspondem ao caráter do nosso país. Representam a união harmoniosa da arquitetura popular com a natureza. As construções mais antigas eram feitas de vime e cobertas de lama. Este tipo de construção encontramos nas regiões com a mais antiga colonização eslava - no sul e sudoeste da Eslováquia atual, na planície da Eslováquia de Leste, assim como nas bacias hidrográficas dos rios. Casas de dois andares podemos encontrar na cidade de Myjava, Eslováquia Ocidental, assim como as casas “habanas” denominadas segundo o povo que as construía.

Nas partes setentrionais do país ainda hoje podemos achar os restos das aldeias antigas com grande densidade de casas de madeira. São sobretudo as regiões de Orava, Liptov, Kysuce, Horehronie, Spiš e a parte da Eslováquia Central - ao sul da cidade Ružomberok - na aldeia de Vlkolínec - onde encontramos os conjuntos habitacionais praticamente intactos deste tipo de arquitetura de madeira. É precisamente a aldeia Vlkolínec que faz parte do Patrimônio Mundial do UNESCO. Na aldeia Cicmany, situada ao sul da cidade de Žilina podemos admirar a decoração original das fachadas das casas, feita com cal sobre a madeira escura.

Na Eslováquia do Norte, nas encostas de Belianske Tatry está situada a aldeia de Ždiar. Hoje em dia é a única aldeia agrícola nestas altas montanhas, transformada num hotel original, onde as suas 200 casas fornecem o alojamento aos turistas durante o ano inteiro.

Também a arquitetura sacra de madeira com a sua grandiosidade e originalidade não deixa de atrair o interesse dos turistas. As igrejas de madeira, de excelente qualidade de construção e de original concepção da parte interior são na verdade únicas em toda a Europa. Hoje todas fazem parte do Patrimônio Nacional e são protegidas por lei. A mais antiga destas igrejas católicas - construída no século XV - esta situada na aldeia de Hervartov, perto da cidade de Bardejov. Existem também as igrejas protestantes construídas da mesma maneira mas delas somente cinco sobreviveram até hoje. Pelo contrário, na Eslováquia Oriental podemos admirar cerca de 50 igrejas de madeira ortodoxas e de culto bizantino.

As casas cavadas em rochas das montanhas vulcânicas Štiavnické vrchy, nos arredores da cidade de Štúrovo e Brhlovce na região de Levice - fazendo parte do patrimônio nacional - representam uma das grandes atrações turísticas.

A atmosfera original da aldeia eslovaca foi ressuscitada nos museus da arquitetura popular no ar livre. Encontram-se neles concentradas, num ambiente natural, as casas autênticas construídas de madeira, assim como as suas dependências , igrejas, campanários, moinhos etc.

O maior destes museus - skanzen - que depois de ser concluído, representará 10 -12 regiões mais típicas da Eslováquia, está situado na cidade de Martin, outros encontram-se em Zuberec - Brestová nos arredores de Dolný Kubín, em Vychylovka perto da cidade de Cadca, em Pribylina, na cidade balneária de Bardejov, em Humenné, Stará Lubovna e em Svidník. Estes museus ao ar livre oferecem aos seus visitantes um programa muito rico - o autêntico folclore, artesanato, venda dos produtos nas típicas feiras populares, cozinha tradicional e outras atrações.

 

 

HÁBITOS E COSTUMES RELIGIOSOS DO PARAGUAI:

Entre a cidade argentina de Posadas, a beira do Paraná, Encarnação é o melhor ponto de partida para descobrir a interessante Reducción Jesuíta de Trinidad, a 20 quilmetos do noroeste da cidade. Em San Ignacio de Mini, também há outra importante ruina. Para os amantes do ferrocarril tem uma locomotiva de 1870 na estação. Por último, o Mercado do Ferry oferece outra boa distração. Ali pode-se hospedar em qualquer um dos hotéis colindantes. Esta cidade conecta-se com Posadas mediante uma ponte para pedestres.e alguma coisa pode diferenciar os paraguaios do resto dos habitantes da América do Sul é a sua particular visão do tempo, na que as coisas são tomadas com toda calma. Não desespere se perceber um certo "desenfado", é que os paraguaios são pessoas para os quais o tempo não supõe um conflito essencial.

 

 

 

HÁBITOS E COSTUMES RELIGIOSOS DA NOVA ZELÂNDIA:


Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes européias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, sendo a cultura Maõri uma vertente de grande significado na vida pública neozelandesa, além da influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.
É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses.

 

HÁBITOS E COSTUMES RELIGIOSOS DA ITÁLIA:

 

Segundo uma investigação de Eurispes efectuada na o ano 2006 e publicada no Correr della Sera, 87,8% da população declara-se católica e o 36,8%, praticante. Segundo a mesma investigação, reúne-se em missa todos os domingos o 30,8% dos entrevistados entre 18 e 24 anos, em frente ao 22,4% e o 28,5% dos sujeitos entrevistados pertencentes, respectivamente, na faixa de idade entre 24, 34 e 35. A discrepância que há depois do que se declara católico e o de extricta observancia, ainda que é menor com respeito aos outros países da Europa ocidental, é sensível, como indicam as opiniões relativas ao aborto, fecundación assistida e uniões civis.[1]
Os cristãos (católicos, protestantes, ortodoxos, Testemunhas de Jehová, mormones, etc.), na Itália] representam a religião da maioria. Como em muitos países ocidentales, o processo de secularización é crescente, sobretudo entre os jovens, ainda que não falta a presença de movimentos católicos como Ação Católica, a Juventude Franciscana, a AGESCI, Comunión e Libertação e Caminho Neocatecumenal que tentam reverter ou paliar este processo.
Entre as outras confesiones cristãs, no âmbito protestante è dá segnalare il Valdismo, nascido na mesma Itália. Nascido como movimento herético medieval, após a reforma protestante tem absorvido a teología calvinista e é, de facto, diventata l'espressione italiana delle Chiese riformate. A comunidade histórica protestante (veja-se, metodista, luterana e baptista) estão reunidas na Federação de Iglesias Evangélicas na Itália, junto com outros movimentos pentecostales minoritários.
Depois dos novos movimentos religiosos cristãos pode-se encontrar o mormonismo, chegado a Itália no 1950, e as Testemunhas de Jehová que começaram a imprimir a Atalaya, (Torre della Guarda em italiano) nos vales piamonteses já desde 1903. Estes últimos, em particular, são o grupo religioso com maior número de adherentes após a catolicismo, o islão (este último praticado por cerca de 85.000 pessoas), o protestantistismo (cerca de 700.000 membros divididos em multidão de igrejas e confesiones) e a Igreja Ortodoxa (pelo menos 700.000 fiéis). Fortemente seguido pelas igrejas de tipo pentecostal, entre as quais cabe destacar a Assembleia de Deus na Itália, que, com 400.000 fiéis, constitui a organização protestante maior.
A religião mais antiga presente a Itália é o judaísmo, o qual tem uma presença ininterrumpida em Roma desde dantes da chegada do cristianismo. A comunidade judia na Itália]] tem uns 45.000 indivíduos.
Ao longo do século XIX e do século XX difundem-se na Itália outros movimentos, em particular o budismo, hinduismo e sikhismo. Os budistas são uns 110.00, os hinduistas,, uns 75.000 enquanto os sijs giram em torno dos 70.000. Os fiéis das duas primeira religiões estão agrupados na União Buditas Italiana e na União Hinduísta Italiana, oficialmente reconhecidas pelo Estado italiano.
Resta um fenomeno realtivamente nascosto e pouco diffuso quello do Neopaganismo, sebbene c'è chi sustenta Predefinição:Citazione necessaria che ci siano ben 15.000 fedeli a questo gruppo dei religioni in Itália.
O paganismo moderno está presente a particular nas formas wiccana, romana, odinista e druidista. Influente grupo italiano que isgue o neopaganismo romano é o Movimento Tradicional Italiano; entre os grupos odinistas que seguem o neopaganismo o mais importante é, pelo contrário, a Comunidade Odinista.

publicado por 7º Ano - Soledade às 18:18
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
RENDA FÁCIL E HONESTAPOR FAVOR LEIA ATÉ O FIM ISSO...
RENDA FÁCIL E HONESTAPOR FAVOR LEIA ATÉ O FIM ISSO...
Realmente Nelson Mandela foi um grande exemplo de ...
Gente, por favor, não mandem as pesquisas como com...
Pois é, mas se ela achou que deveria colocar uma a...
Priimaaa (Nadine) o blog tah muito bom e cheio de ...
Parabéns, meninos, tou gostando de ver!
[a] o blog ta linds . 45 bgs ;*
Também concordo com Thália . Todos gostaram do blo...
O melhoor BLOG do colégio . Demais ;D ...
Posts mais comentados
2 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
1 comentário
blogs SAPO